11 julho, 2007

COLE - 1

Estou em Campinas. Vim pra apresentar um trabalho no 16º COLE – Congresso de Leitura - e, aproveitando a passagem por aqui, vou ficar pra um sarau no sábado.
Congresso é uma coisa engraçada... Esse aqui tem 4500 pessoas, espalhadas pela UNICAMP, que também é enorme, e, de repente, você encontra alguém que estudou com você há 20 anos ou mais.
Foi assim: eu estava num banheiro, na frente de um espelho, passando batom, quando chega uma moça baixinha, cabelo preto, preto, atrás de mim e puxa conversa.
- Você é a Lina, não é?
Olho arregalado, batom em metade da boca, respondo, olhando pra aquela pessoinha que não imagino quem seja.
- Sou....
- Ah, você não lembra de mim....
Como assim, “você não lembra de mim?” Quem é ela pra dizer que eu não tenho memória?
- Claro que lembro!!! – respondo animada – tudo bem com você?
-Tudo!!!! Ai, que bom, já ia ficar chateada, imagina, logo VOCÊ não se lembrar de mim!!!
-Imagina... – ai, meu deus...
-E a sua mãe, seu pai... E o Beto, como tá?
Pânico: Beto é meu irmão, como é que ela sabe?
-Ta todo mundo bem, sim... E você, tem feito o quê?
-Como assim? Não lembra?
Cacete, que pentelha!!!
-Claro que lembro... E continua?
-Ah, continuo... Não vou largar nunca!!!
-Legal...
-Nossa, que bom te ver!!!! Não mudou nada!!!

-Você também não, ta igualzinha.
-Como assim??? Meu cabelo nem é mais loiro...
Loira? Que inferno!
-Não, mas você ficou ótima morena.
-Lina, eu sempre fui morena, não lembra? Só pintei de loiro no ginásio, depois voltei pro preto... Fala sério, você não ta me reconhecendo....
Pronto, uma pista: “Ginásio”, mas faz tempo pra cacete, como é que essa pentelha lembra de mim?
-Imagina, claro que tô... Bom, mas eu tenho de ir...
-Vai apresentar trabalho amanhã, né? Eu vi no livrinho que eles entregaram aqui... Você viu o meu?
Ufa! É agora.
-Não... Ainda não tive tempo de procurar ninguém, em que página você está? – e saco rapidamente o livrinho da bolsa, na esperança de ler o nome da mulher no comunicado.
-Não sei... Estou sem óculos agora, não vai dar pra ver, mas depois você acha.... Vai me ver, ta? É amanhã!
-Ta bom, vou sim. Ah, me dá seu email.
-Anotai: wmt@........ (não vou colocar o email dela aqui, né? WMT???)
-Puxa, WMT... O que quer dizer o “T”? – perguntei, na esperança de descobrir o “W”.
-É o sobrenome do meu marido. Bom, vou nessa. A gente se fala, ta? Você ta ótima!
E-mails e telefones trocados, ela mora perto da minha casa, tem 3 filhos e um deles acabou de casar. Eu fiquei com o rosto dela na cabeça, tentando me lembrar de alguém que tenha estudado comigo, cujo nome comece com W... Wanda? Wanderléia? Wanessa? Wilma....

Nenhum comentário: