03 julho, 2007

Apostilas?

Hoje recebi uma notícia por email que afirma que o Estado está desenvolvendo apostilas unificadas para o Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública: ai, que medo....

"A Secretaria Estadual de Educação está elaborando um material didático único para cada série do ensino fundamental e médio de toda a rede. Segundo a secretária Maria Lúcia Vasconcelos, o objetivo é deixar claro o conteúdo mínimo que deve ser aprendido pelos alunos das escolas públicas. (...) A rede estadual paulista é a maior do País e tem cerca de 5.300 escolas de ensino fundamental e médio. São mais de 5 milhões de alunos e de 250 mil professores."

A secretária de Educação, contudo, faz questão de dizer que não são apostilas: "Durante entrevista ao Estado, ela se recusou a pronunciar a palavra “apostila” em referência ao novo material. Ela teme que ele seja comparado ao usado em redes particulares de ensino, como Positivo ou COC." (Renata Cafardo, O Estado de São Paulo, 30-jun-07)

Os prognósticos dessa ação não podem ser bons:
1 - Aumenta a preguiça do professor em pesquisar conteúdos, uma vez que muitos já não pesquisam nada antes de entrar na sala de aula.
2 - O aluno da rede pública não terá a menor chance de aprender algo além do conteúdo mínimo.
3 - Alguém vai ganhar muito dinheiro com isso.
4 - O pior: o Estado passa a ter poder completo sobre os conteúdos ensinados.

Alguma semelhança com o que Hugo Chávez anda querendo fazer com a Educação na Venezuela?

Nenhum comentário: