11 dezembro, 2006

A Louca de Santana

-- Você gostou?
-- Mais ou menos... Esperava outra coisa. Pensei que fosse mais animado.
-- Você viu como ela tá bem?
-- Bem o quê!! Tá é acabada!!
-- Imagina... Ela deve estar com quanto? Uns 75?
-- 76 tenho eu, tá maluca? Já tem quase 90! Isso sim...
-- Não pode ser.... você que tá louca! Olha como ela fala firme, segura... E olha o rosto dela... Ela tá muito bem ainda...
-- Se eu tivesse feito todas as plásticas que ela já fez... Você acha o quê? Já deve ter feito uma porção!!!! Estica o olho, encurta o nariz, endireita a boca, tira a papada, botox prá lá, botox pra cá... E cosmético então? Não deve sair de casa sem gastar umas duas horas só passando creme!!!! É que nem a Dercy, que já vai fazer 100 e tá com aquela cara toda esticada, aqueles peitos de fora. Uma pouca vergonha isso...
-- Nossa, hoje você tá um limão...

O diálogo acima ocorreu entre duas senhoras pra lá dos 70 anos, no sábado passado, no intervalo de 15 minutos entre os dois atos da peça “A louca de Chaillot”, SESC Santana.
Não preciso dizer que as duas ladies estavam falando da divina Cleyde Yáconis. É um fenômeno: a terceira idade tomou os teatros!! Acredito que mais de 40% do público que estava ali tinha prá lá de 60 anos. Tem gente ganhando muito dinheiro com a organização desses grupos. Primeiro teatro, depois jantar e van na porta de casa. Como diria Ed Motta, “arruma espaço na van...” que eu vou mandar minha mãe ao teatro!!!
É um espetáculo à parte: velhinhas arrumadíssimas, com todas as suas pérolas, muito laquê, perfume doce, aquela base quase branca e muito pó de arroz. Sapato da cor da bolsa, roupa impecável. Os velhinhos são mais despojados. Nada de paletó, gravata (gravata!?), ou sapato engraxado. Nada disso! Todo mundo de Side Walk! Na minha frente havia um vovozinho que calçava All Star, não é o máximo?? Oitenta anos e All Star no pé!
O diálogo continuou:

-- É que eu não me conformo de todo mundo ficar falando que tá linda só porque é artista!!! Tá linda nada! Tá acabada, nós estamos muito melhores que ela!!! E a peça também não é lá essas coisas.
-- Nossa senhora! A mulher tá inteira, magra, bonita, nem parece que tem 80 anos... O que é que você comeu, hein? Nem precisava ver a louca de Chaillot, porque a louca de Santana tá aqui do meu lado!
-- 85!!!! Eu li na revista!!! E quer saber mais? Ela nem é tão boa atriz assim...

Ao terceiro sinal, a peça recomeça, a louca de Santana se cala e a louca de Chaillot retorna linda, forte, poderosa. Uma verdadeira diva a bordo de seus 83 anos.

Se você ainda não foi, corra! Só vai até domingo.

4 comentários:

Gi disse...

Boa gargalhada!
Tentadora a peça mas, longe demais :O)
Tenha uma boa noite

L. disse...

Pena... a peça é excelente e - segundo a própria atriz - talvez seu último fôlego para teatro. Quem sabe uma temporada internacional?
Obrigada pela visita

Anônimo disse...

Linda eu não diria, mas um bom ator sempre fica muito grande no palco. Certos atores a gente tem que correr pra ver senão...
O texto é bom, o elenco todo é muito experiente. Espetáculo de "gente grande". Também recomendo.

L. disse...

é linda sim!!!! E bendito seja o botox! rss