19 fevereiro, 2006

Petit-déjeuner

Difícil mesmo é pôr a mesa de manhã. Arranjar xícaras, copos, talheres, guardanapos. Pão, panetone, bolo. Cafeteira esquentando a água pro café. Leite quente no fogão. Abrir a geladeira e pegar o suco, a manteiga Aviação, a geléia cheia de sementinhas que enroscam no dente, o requeijão. Quando eu era criança, minha mãe chamava requeijão de "queijo de copo"... Outro dia fui à padaria e perguntei "tem queijo de copo?". A mocinha me olhou com aquela cara de quem fica pensando "de onde surgiu essa louca?" Costumes de outras terras, sei lá.
Eu adoro café. Sou louca por café e o ritual do café com leite pela manhã me garante o bom dia. Não sou daquelas pessoas com quem não se pode falar pela manhã, irritadas, que só entram no ritmo depois do meio dia. Não... eu sou até capaz de acordar sorrindo, cantando, é engraçado... mas preciso de um café com leite pra que meu dia não seja torto. É tão estranho perceber como uma coisa tão simples, como arrumar a mesa do café da mãnhã, pode te entortar um dia inteiro.
Mas a vida é assim mesmo.
Só descobrimos a força do prosaico quando nos deparamos com ele, sem esperar, em pleno domingo de manhã.

10 comentários:

Anônimo disse...

Perdoe-me pela falta do leite no seu café da manhã... Dei folga para vaca e aquela vaca nada deixou no estoque.
Os rituais são imprescindíveis para darmos significado à vida.
Os atos mais prosaicos são muitas vezes os mais importantes, depende apenas do olhar de cada um.
Beijos na alma.

Anônimo disse...

tem uma canção do Roberto que diz "eu pensei que pudesse esquecer certos velhos costumes...". certos costumes, certas músicas, certos lugares, certas pessoas... há certas coisas, porque muito certas, que a gente não esquece. guarda no coração, transforma em texto, compartilha com os outros numa bela corrente de sensações initerruptas. movimentos da vida. belo texto, menina. beijo

L. disse...

Turkhesa, os cafés na tua casa, de tão reconfortantes, dispensam até o leite... Obrigada pela deliciosa acolhida.

L. disse...

mallet querida, acho que viver é isso, não é? aprender, para crescer e transformar, para manter... bom te ver por aqui, garota. beijo.

L. disse...

Putz... (espero ter escrito "petit-déjeuner" direito...) rss

Anônimo disse...

vc escreveu certo, quem escreveu errado fui eu...

Anônimo disse...

Lina,
adorei "ler" o seu café da manhã!
Beijos
Regina / Campinas

Anônimo disse...

Desculpe, Regina disse...
enfim, adorei ler o seu café!..

Anônimo disse...

não entendi...

L. disse...

Oi, Regina! Bienvenida!
Adorei ter vc aqui, "lendo" meus cafés da manhã. Volte mais vezes, tá? Os próximos terão chá de hibisco! Rss... Pra não sair como "anônimo" vc precisa clicar em "outro". (frescuras do blogger). Beijos