05 setembro, 2007

Barbie de Chumbo, Polly assassina

Não assisto muito à televisão e hoje estava lendo uma matéria no UOL sobre esse recall de brinquedos da Mattel. Quase não acreditei no que estava vendo, me lembrei daqueles filmes de 5ª da década de 80, 90, do brinquedo assassino. Entre outras coisas, o texto diz o seguinte:
"Cerca de 7.057 mil unidades chegaram ao varejo neste período e a maioria está nas mãos dos consumidores. A partir de hoje, os pontos de vendas de todo o Brasil estão sendo notificados para que suspendam a comercialização e que retornem esses produtos à Mattel imediatamente", afirma o comunicado.
A empresa colocou o telefone 08007701207 e um site à disposição dos consumidores brasileiros para informações sobre o recall.
"Mais uma vez, pedimos desculpas a todos aqueles atingidos por esse recall e mantemos nossa promessa de continuar os esforços para assegurar a qualidade e a segurança de nossos brinquedos."
Este novo recall é mais um de uma série de problemas encontrados recentemente em brinquedos fabricados na China.

O recall está sendo feito em virtude de alguns brinquedos apresentarem excesso de chumbo e ímãs fora dos padrões de aceitabilidade. Fala sério!!!!! Os caras fazem os brinquedos na China pra baratear o custo por causa da isenção quase absoluta de impostos e dos custos de mão de obra próximos a zero que o país oferece e os chineses, além de usarem mão de obra quase escrava, usam tinta barata e cheia de chumbo nos brinquedos que vão pras boquinhas das criancinhas do mundo todo....
Depois disso tudo, nós não fazemos nada pra dificultar esse comércio, pelo contrário, só facilitamos as importações e as relações comerciais com o país que mais cresce no mundo inteiro.
Outro dia estava ouvindo uma matéria na Rádio Eldorado sobre a importação de tecidos e de roupas da China. Segundo o entrevistado, que era presidente de um sindicato ligado à área da confecção, uma blusa de lã feminina chega aqui no Brasil a 80 centavos de dólar e um terno masculino a USD 1,20. Onde estão todos os impostos que o produtor nacional paga? Por que diabos o Brasil resolveu achar que precisa negociar com a China abrindo as pernas desse jeito?

De minha parte, vou voltar a fazer boneca de pano em casa pra dar de presente pros filhos dos amigos. De todo modo, vou tomar muito cuidado pra não usar tecido importado da China.

Clique para ver a relação de brinquedos que apresentaram problemas com Chumbo.

Clique para ver a relação de brinquedos que apresentaram problemas com ímãs.

Nenhum comentário: