A mulher ainda tinha os cabelos desgrenhados quando ele lhe estendeu a lista escrita num sulfite A4, 90 gramas: duas colunas, ordem alfabética, caligrafia perfeita. Cada coluna estava encabeçada pelo nome de um deles: a de José Carlos ficava à direita, como cabia ao cabeça do casal:
- Luis Miguel, Bethânia, Coleção do Elvis, Caetano, Luis Melodia, Coleção dos Beatles, Chitãozinho e Xororó, Pavarotti, Livros do Harry Potter (exceto “A Ordem da Fênix”), Senhor dos anéis – livros e DVDs, Microondas (presente do tio Josué), Colchão (presente da minha mãe) – Foi a sua mãe que deu o colchão? - Torradeira (presente da Guida, minha prima), Aspirador de pó, Maria Fernanda, José Aurélio? Vivian? - Peraí, Zé Carlos, você ta dividindo nossos amigos?
- Como assim, “dividindo”? Fui eu que te apresentei pra eles... Isso quer dizer que eram meus amigos antes de te conhecerem...
- Mas a gente divide amigo?! Paula, Ezequiel, Cristina... Cristina é minha irmã, você ta louco?!
- Mas era minha amiga antes de eu te conhecer. Foi ela que nos apresentou, não lembra? Isso quer dizer que ela é minha amiga. Os laços existentes entre vocês são apenas familiares.
- Maria José, Daniel, Pedro Henrique... O Pedro Henrique? nosso afilhado? Você perdeu o juízo, Zé Carlos?
- Presta atenção, Maria Clara, o Pedro Henrique é filho da Maria José e do Daniel. O Daniel foi meu colega de escola, logo...
- Mas a Maria José trabalhava comigo e eu lembro muito bem que os dois se conheceram num jantar aqui em casa! E se o Pedro Henrique é filho da Maria José devia estar na minha lista!
- Ta... tudo bem... eu abro mão do Pedro Henrique, se você me der a Sabrina.
- A Sabrina?! Ela é filha do meu irmão, não tem nada a ver com seus amigos. Não viaja, Zé Carlos!
- Mas é que eu gosto tanto dela... Lembra que no aniversário de 5 aninhos ela disse que eu era o tio que ela mais gostava? Então... Me deixa ficar com a Sabrina que eu te dou o Pedro Henrique.
Às cinco da tarde, Zé Carlos foi embora com seus livros, CDs, DVDs e demais objetos de sua lista. Maria Clara ficou com o apartamento (presente dos pais) e todos os outros itens da lista da esquerda. A relação de amigos foi revista e adaptada. Basicamente, cada um ficou com os amigos que trouxe quando casou, mas José Carlos – homem bom que era – permitiu que ela, de vez em quando, desfrutasse superficialmente do convívio dos seus amigos nos eventos em que ele não estivesse, afinal, foram casados durante 12 anos, por que não lhe ceder alguns preciosos momentos? Em contrapartida, ela deixou que ele levasse o CD novo do Lenine e as fotos da lua de mel em Teresópolis.
Seis meses depois da separação começaram os problemas: Daniel, que era amigo de José Carlos, não desgrudava da mulher, Maria José, amiga de Maria Clara. Pedro Henrique, por sua vez, que era filho do casal, não quis mais visitar os padrinhos na companhia dos pais. Sabrina, sobrinha de Maria Clara, mas que ficou na lista de José Carlos, entrava em crise todos os domingos, quando a família almoçava na casa dos avós. Como ela poderia passar o dia inteiro ao lado da tia Clara se estava na lista do tio Zeca?
O problema maior aconteceu quando Maria Clara apareceu grávida de Ezequiel, amigo de infância do ex-marido.
- A criança vai ser minha – bradou José Carlos aos quatro ventos – o Ezequiel estava na minha lista!! Eu tenho esse direito!!
Ezequiel ainda tentou argumentar, mas José Carlos, homem de palavra que era, não podia abrir mão do rebento, uma vez que Maria Clara havia trapaceado e se encontrado de forma nada superficial com um de seus amigos.
- Pelo amor de Deus, Zeca. Você ta levando essa bobagem de divisão de bens longe demais, a gente não pode dividir os amigos! Amigo a gente conquista, a gente batalha pra manter, liga no aniversário, chama pra sair. Amigo é alguém com quem você chora e ri, alguém pra quem você conta suas alegrias, suas tristezas. Amigo não é objeto, Zeca!
- Mas você trapaceou, Maria Clara, o Ezequiel estava na minha lista!
- Ta bom, vamos resolver isso de uma vez por todas: eu fico com o bebê e você leva a coleção completa de bottons do Harry Potter da Folha de SP e os CDs do Chico.
- Aquele autografado, do show do Credicard Hall, inclusive?
- O autografado, só se você me deixar ficar com o Ezequiel também.
- Ok, mas vai ter que me dar a foto que a gente tirou no camarim com ele.
- A foto? A foto do Chico me abraçando!?
- Pensa bem... Você vai levar o Ezequiel....
- Ta bom, vai... Mas eu vou escanear antes.
- Então ta, vou passar a lista a limpo.
(N.A.: esse é um texto de ficção. Qualquer semelhança com nomes e fatos reais é mera coincidência.)
7 comentários:
nossa, demais esse conto. é bem assim mesmo quando a gente se separa de alguém. se já não bastasse as brigas de antes de separar, você também tem que agüentar as brigas pelos cds, dvds e etc. muito bom.
N.L.: então tá... e eu acredito em coelho da Páscoa.
Oi, queridinha!!!!! Que grata surpresa ter você no meu Blog, amei! Adorei a N.L.... Pode não parecer, mas é assim que é... Às vezes um fato gera um texto, mas o texto em si não é o fato, sacumé? É só intertextualidade... besitos.
Baiana querida,
Aproveito a visita da Carmencita ao seu blog pra agradecê-la pelo grande e genial presente que ela me deu: você! Os verdadeiros amigos não se dividem, se multiplicam!! Beijos.
Turkha querida, você sabe que eu te adoro, né? beijos.
Hun... tenho q confessar... faz alguns dias q acesso seu blog e não dou sinal de vida, ops ou melhor não escrevo nenhum comentário... afinal ser anônimo e bisbilhotar o blog dos outros é algo interessante, afinal vc pode ter mais liberdade na arte de se deliciar na produção literária alheia...
Mas tenho q nesse minuto escrever... Lina Maria vc está d+... é vi esse símbolo (d+) outro dia e estava procurando o momento de escrevê-lo a alguém...
Resumindo... vc está se mostrando cada vez mais uma escritora contemporânea de 1º categoria... Não venha me dizer q vc nunca pensou nisso?
No dia q for a Bienal do livro dar autógrafos, por favor, me avise p/ eu comprar o livro e esperar sua dedicatória na orelha... ops ou melhor... na capa o book ok!
Becitos chica!
Querido Sol!!!! Só hj vi seu comentário.... Que bom que entrou por aqui. Volte, tá?
beijos
Postar um comentário